top of page

Série "Organizações em Rede": Associação Comunitária Sociocultural - Quilombola de Picadas, em Ipanguaçu (RN)

  • Foto do escritor: ecomuseurural
    ecomuseurural
  • 21 de jul.
  • 2 min de leitura

Associação Comunitária Sociocultural
Associação Comunitária Sociocultural

Na série "Organizações em Rede", você conhecerá o trabalho de entidades, coletivos e agentes culturais que fazem parte da Rede dos Pontos de Cultura e Memória Rurais e/ou do Fórum Nacional dos Territórios Rurais e Cultura Alimentar, iniciativas do Pontão de Cultura Territórios Rurais e Cultura Alimentar.


Hoje você vai saber mais sobre a Associação Comunitária Sociocultural está localizada na Comunidade Quilombola de Picadas, Ipanguaçu-RN; ela surgiu em 2006 a partir do desejo de um grupo de jovens que acreditavam no potencial artístico-cultural da comunidade, tendo as primeiras reuniões para a fundação ocorrendo na Escola Municipal Nelson Borges Montenegro.


Em 2006, com a aprovação de um projeto junto ao Governo Federal construímos nossa sede própria, no decorrer desses anos realizamos ações educativas e culturais junto às crianças, adolescentes, jovens e mulheres. Desde 2017 junto com outras associações locais e instituições parceiras estamos discutindo e construindo de forma colaborativa o Museu Quilombola da Picada, iniciativa esta que tem impulsionado o turismo de base comunitária, em fase embrionária e de grande potencial social e econômico.


Em 2018, realizamos em parceria com outras instituições o Acampamento da Juventude, como espaço de debate das questões locais e regionais; esse evento teve como objetivo discutir a situação dos jovens do Assentamento Pedro Ezequiel e a implantação de políticas públicas que possibilitem a permanência da juventude no meio rural. O evento reuniu diversas instituições como o INCRA, IFRN, Secretarias Estaduais e Municipais, organizações do terceiro setor e representantes de parlamentares estaduais e federais.


Em 2020 uma parceria da Associação com o Governo do Estado do Rio Grande do Norte, através do Programa MAIS RN, desenvolvemos durante o período de pandemia um projeto de produção de máscaras que foram distribuídas na comunidade e em outros municípios da região. O projeto foi uma ação de capacitação de agentes locais, geração de renda e de enfrentamento ao momento de pandemia. Ainda no ano de 2020 fomos contemplados através da Lei de Emergência Cultural Aldir Blanc, onde realizamos para os jovens da comunidade quilombola de Picadas, oficinas de música e literatura.


Em 2022, executamos o projeto Picada de Arte e Renda, que teve o apoio do Fundo Casa, onde tivemos a realização de oficinas de audiovisual, cordel, culinária local, proporcionando ao final, a criação da Feira Gastronômica e Cultural de Picadas, evento que já teve 3ª edições e se encaminha para a 4ª. A Feira Gastronômica e Cultural de Picadas foi premiada em 2024 pelo Periferia Viva que é uma ação do Ministério das Cidades.


Já em 2025, tivemos o Prêmio Comunidade Quilombola do Governo do Rio Grande do Norte e a Associação reconhecida como Ponto de Cultura pelo governo do estado. As mulheres quilombolas são as protagonistas como suas exposições dos alimentos e seus artesanatos. Temos alguns grupos de trabalho como as mulheres expositoras e empreendedoras que expõem nas feiras que a associação realiza, e o grupo de dança Afro Arte que realiza apresentação em parceria com a associação, além de um grupo de capoeira com apoio da UFERSA campus Mossoró. O Julho as Pretas que homenageia as mulheres negras latino-americana e caribenha está hoje na 2ª edição com ações artístico cultural, oficinas e crochê e tranças feito pelas/para as mulheres quilombolas de Picadas.


Texto: Paulo Márcio Rodrigues Pereira https://www.instagram.com/paulo.pereira.1208/

 
 
 

Comments


c59b7aca-2380-4fda-bc42-5d7280ce8635.png
mapa2_edited.jpg
mapa3.jpg
mapa4.jpg
  • Instagram
  • Facebook
  • Youtube
bottom of page