Lideranças quilombolas da Bahia organizam PIX SOLIDÁRIO para participar da Marcha Nacional das Mulheres Negras em Brasília
- ecomuseurural

- há 2 horas
- 1 min de leitura

Nelci Conceição dos Santos, Julia Graciela Santos e Cleidmar Brito dos Santos, lideranças quilombolas do Grupo de Mulheres Mãos Aroeira, da Comunidade Quilombola Aroeira (Palmas de Monte Alto – BA), iniciaram uma campanha solidária para custear a participação na Marcha Nacional das Mulheres Negras, prevista para ocorrer em novembro de 2025. Elas fazem parte da Rede Nacional de Pontos de Cultura e Memória Rurais e estão em busca de alternativas para arcar com os custos da viagem.
A saída das lideranças está prevista para o dia 24 de novembro, mas, segundo o grupo, as despesas com deslocamento, alimentação e hospedagem dificultam a participação no evento. Para viabilizar a presença das representantes na marcha, foi organizado um Pix solidário, divulgado publicamente pelas integrantes e por organizações parceiras. A iniciativa recebeu apoio do Pontão Territórios Rurais e Cultura Alimentar.
Segundo as integrantes, participar da Marcha das Mulheres Negras é uma oportunidade de ampliar a visibilidade das demandas das mulheres quilombolas, historicamente afastadas dos grandes espaços de decisão.
Interessados em contribuir podem realizar doações via Pix utilizando a chave nelcipma@gmail.com
Informações adicionais sobre o trabalho do grupo estão disponíveis no site oficial: https://grupomaosarroeira.com.br/



Comentários