Pontão de Cultura Territórios Rurais e Cultura Alimentar marca presença no Lançamento da 6ª Teia Nacional dos Pontos de Cultura pela Justiça Climática
- ecomuseurural
- 17 de jul.
- 2 min de leitura
O Pontão de Cultura Territórios Rurais e Cultura Alimentar e a Rede Nacional dos Pontos de Cultura e Memória Rurais estiveram presentes no lançamento da 6ª Teia Nacional dos Pontos de Cultura pela Justiça Climática, realizado na última terça-feira (15), na Aldeia Caieiras Velha, em Aracruz (ES). Participaram do evento Fabíola Melca, do ponto de cultura rural Armazém Multiverso (@quintalmobile / @armazemmultiversocaparao), que também integra a Comissão Organizadora Local da Teia 2026, e Karina Cometti, do ponto de cultura rural Ecomuseu Rural e Biblioteca Rural (@karinaxbsc / @ecomuseururalebibliotecarural). Ambas fazem parte da equipe do Pontão de Cultura Territórios Rurais e Cultura Alimentar e da Rede Nacional dos Pontos de Cultura e Memória Rurais.
Esta será a primeira Teia Nacional realizada fora de uma capital, em uma comunidade rural situada dentro de território indígena — o que reforça a centralidade dos povos originários na construção da Cultura Viva. Localizada no litoral norte capixaba, Aracruz abriga a maior população indígena em aldeias do Espírito Santo, com presença das etnias Tupiniquim e Guarani.
Para Fabíola Melca, a Teia Nacional da Política Cultura Viva, ao acontecer no Espírito Santo, fortalece a rede cultural local e dá visibilidade à cultura e às questões de justiça ambiental capixabas e nacionais. "O evento deixa como legado uma articulação entre o estado e a rede nacional, marcando sua presença nas políticas culturais. Além disso, a presença da Rede Nacional de Pontos de Cultura e Memórias Rurais reforça o compromisso com os territórios rurais e suas especificidades. A escolha do tema da justiça climática conecta diretamente esses territórios à pauta da preservação e adaptação climática. Neles estão saberes, práticas e recursos essenciais à sustentabilidade, como as cabeceiras de rios, parques e a agricultura familiar", destaca.
A Teia é o espaço de articulação, troca de experiências e fortalecimento da Cultura Viva, uma das mais importantes políticas públicas do país e que, em 21 anos de história, já certificou mais de sete mil grupos e entidades culturais como Pontos de Cultura em todas as regiões. Esta edição convida a rede a refletir sobre a defesa do meio ambiente e do bem viver diante do cenário de emergência climática. Com sua diversidade cultural, força comunitária e saberes ancestrais, os Pontos de Cultura têm papel estratégico na construção de um Brasil mais justo e sustentável.
A TEIA é uma realização do MinC, do @governo_es e da Comissão Nacional dos Pontos de Cultura (CNPdC), com apoio da @prefeituradearacruz e da @tveespiritosanto.
A transmissão completa do evento está disponível no canal do Youtube do @minc.
コメント