Pontão de Cultura Territórios Rurais e Cultura Alimentar fortalece luta pela aprovação da Lei das Mestras e Mestres do Brasil
- ecomuseurural

- 27 de ago.
- 2 min de leitura

Mestras e mestres das Culturas Populares, normalmente, são pessoas com idade avançada no Tempo. São guardiões da memória e transmissores de saberes, práticas e tradições culturais nas suas comunidades. Eles representam a riqueza e diversidade da cultura popular brasileira.
Oficialmente, há uma lista de grupos tradicionais no Brasil: Andirobeiras, Apanhadores de Sempre-vivas, Caatingueiros, Caiçaras, Castanheiras, Catadores de Mangaba, Ciganos, Cipozeiros, Extrativistas, Faxinalenses, Fundo e Fecho de Pasto, Geraizeiros, Ilhéus, Indígenas, Isqueiros, Morroquianos, Pantaneiros, Pescadores Artesanais, Piaçaveiros, Pomeranos, Povos de Terreiro, Quebradeiras de Coco Babaçu, Quilombolas, Retireiros, Ribeirinhos, Seringueiros, Vazanteiros e Veredeiros.
Eles são a nossa melhor síntese de MEMÓRIA AFETIVA NACIONAL. Quando falamos de chás, simpatias, festas de rua, comidas, músicas e danças brasileiras, falamos do que aprendemos com mestras e mestres das Culturas Populares.
O Pontão de Cultura Territórios Rurais e Cultura Alimentar e a Rede Nacional de Pontos de Cultura e Memória Rurais conta com a contribuição de mestres e mestras diferentes regiões do Brasil. Dentre eles estão Mestra Daraína, Mestra Catarina, Mestra Fatinha, Mestra Josefa e Mestre Dorivan.
O Ministério da Cultura (MinC), em 2022, lançou o edital Cultura Viva e, entre os 18 projetos aprovados, selecionou o Pontão de Cultura da Rede das Culturas Populares e Tradicionais que produziu 18 vídeos + 1 teaser com falas de mestres e mestras sobre esse tema.
Em novembro de 2024, o Pontão de Cultura provocou uma Audiência Pública na Câmara dos Deputados para impulsionar a campanha pela aprovação da Lei 1176/2011.

O encontro reuniu mestras e mestres de todas as regiões do Brasil, que mostraram como seus saberes precisam ser reconhecidos como patrimônio cultural e econômico.
No âmbito federal, tramita o Projeto de Lei 1176/2011, que cria o Programa de Proteção e Promoção dos Mestres e Mestras das Culturas Populares. São 14 anos de espera — a aprovação será uma política de reparação histórica e redistribuição de renda.
Precisamos de assinaturas no abaixo-assinado pela aprovação da Lei das Mestras e Mestres do Brasil. Que coletivos e brincantes enviem mensagens aos 66 deputados da CCJC pedindo a aprovação do PL 1176/2011!
Assine o abaixo-assinado: https://chng.it/MpQ9sVsY65
Fonte: @outraspalavrasbr









Comentários