Conheça as agentes jovens cultura viva que participarão do 13º Congresso Brasileiro de Agroecologia (CBA)
- ecomuseurural

- 14 de out.
- 1 min de leitura
Atualizado: 15 de out.
As Agentes Jovens Cultura Viva — Joany Tumbalalá, Ângela Caetano e Beatriz Caires —, integrantes do Pontão de Cultura Territórios Rurais e Cultura Alimentar, estarão presentes no 13º Congresso Brasileiro de Agroecologia (CBA), que acontece de 15 a 18 de outubro de 2025, na Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF), em Juazeiro (BA).
Considerado o maior encontro de agroecologia da América Latina, o CBA reúne agricultoras e agricultores, pesquisadoras(es), povos indígenas, comunidades tradicionais e movimentos sociais para debater práticas, saberes e políticas públicas que fortalecem modos de vida sustentáveis. Em 2025, a grande pauta do congresso gira em torno de “Soberania Alimentar, Justiça Climática e Territórios em Transição”, refletindo os desafios e as potências dos territórios frente às mudanças ambientais e sociais do nosso tempo.
As jovens participam da mesa “Cultura Viva no Campo: Agroecologia, Turismo Comunitário e Justiça Climática”, que traz para o centro do debate o olhar da juventude do campo, das florestas e das águas, reafirmando a presença ativa dessa geração nos espaços de articulação e construção política.
As Agentes Jovens Cultura Viva integram uma rede nacional com cerca de 550 jovens — selecionados por meio do Edital nº 1/2023 dos Pontões de Cultura, do Ministério da Cultura (MinC) — que atuam em ações de formação, comunicação comunitária e articulação cultural em diferentes regiões do país. No caso do Pontão Territórios Rurais e Cultura Alimentar, essa atuação entre 2024 e 2025 foi decisiva para dar visibilidade aos modos de vida rurais e tradicionais, com uma linguagem própria da juventude, fortalecendo identidades e projetando novas narrativas.
🔸 13º Congresso Brasileiro de Agroecologia: https://cba.aba-agroecologia.org.br/











Comentários