Representantes da Rede e do Pontão marcam presença no Seminário Nacional “Por uma Cultura Popular no Campo”
- ecomuseurural

- 20 de ago.
- 1 min de leitura
🌍 A Rede Nacional de Pontos de Cultura e Memória Rurais e o Pontão Nacional Territórios Rurais e Cultura Alimentar estão presentes no Seminário Nacional “Por uma Cultura Popular no Campo”, que acontece esta semana, em Brasília. O encontro é promovido pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), pela Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag) e pela Secretaria da Cidadania e da Diversidade Cultural do Ministério da Cultura.
📄 O seminário tem como objetivo construir as bases de uma política pública de arte e cultura voltada para o campo, a partir das experiências e lutas de movimentos camponeses. A programação reúne artistas, educadores, gestores públicos, militantes e pesquisadores em debates sobre o papel estratégico da cultura popular na construção de uma reforma agrária justa e transformadora.
🌿 Giordani Ottoni (Centro Cultural Tapera Real), Fabiola Melca (Armazém Multiverso), Damiana Campos (Rosa e Sertão), Tadzia Maya (Ypuca) e Gilson Máximo (Matakiterani) estão no evento representando a Rede e o Pontão. O grupo participou da abertura ao lado da secretária da Cidadania e da Diversidade Cultural, Márcia Rollemberg.
🌞 Entre os destaques do primeiro dia estão a Mostra de Cultura Camponesa, que apresentou feira de saberes, música, cortejos e vídeos, além de mesas temáticas sobre o papel da arte na reforma agrária e os impactos do agronegócio na produção cultural.
🌳 A presença da Rede e do Pontão no seminário reafirma a importância da articulação entre organizações e coletivos culturais, reconhecidos como Pontos de Cultura pela Política Nacional de Cultura Viva, e os movimentos sociais do campo, fortalecendo a incidência política por políticas culturais no meio rural.



Comentários