Pontão representa a Comissão Nacional de Pontões de Cultura na Comissão Permanente de Educação, Cultura e Arte do Campo, das Águas e das Florestas
- ecomuseurural

- há 6 dias
- 2 min de leitura

O Pontão de Cultura Territórios Rurais e Cultura Alimentar representa a Comissão Nacional de Pontões de Cultura na Comissão Permanente de Educação, Cultura e Arte do Campo, das Águas e das Florestas, contribuindo com a formulação, o acompanhamento e a incidência sobre políticas públicas estruturantes nessas áreas.
A Conferência Livre de Educação, Arte e Cultura do Campo, das Águas e das Florestas, organizada por esse Comitê, constitui um espaço fundamental de escuta, diálogo e construção coletiva, com forte dimensão de incidência política. Nela, reafirmamos a centralidade da educação, da arte, da cultura e dos saberes dos territórios como pilares do desenvolvimento rural sustentável, do Bem Viver, da soberania alimentar e da justiça social.
A Conferência conta com 348 pessoas inscritas, com expressiva participação de juventudes, mulheres e povos e comunidades tradicionais, oriundos majoritariamente dos territórios do campo, das águas e das florestas. Trata-se de um processo diverso, plural e profundamente territorializado, que reúne sujeitos com ampla experiência em educação do campo, cultura, agroecologia, organização comunitária e participação social.
Esse processo é orientado pelo Documento Base da Conferência, que sistematiza os fundamentos conceituais, os eixos de debate e a metodologia do encontro. O documento apresenta as bases políticas e analíticas que norteiam a Conferência, dialoga com a 3ª Conferência Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário e afirma a educação, a arte e a cultura como dimensões estruturantes das políticas públicas para os povos do campo, das águas e das florestas.
Convidamos todas, todos e todes a lerem o Documento Base da Conferência, que orienta os debates, os eixos temáticos e a construção coletiva de propostas nos dias 27 e 28 de janeiro de 2026. Esse material é fruto de um amplo acúmulo coletivo e aponta caminhos concretos para o fortalecimento de políticas públicas estruturantes de educação, cultura e arte no Brasil rural.



Comentários