Representante do Pontão e da Rede propõe reflexão sobre papel estratégico da cultura no enfrentamento de crises climáticas e pandêmicas durante iniciativa do Governo Federal
- ecomuseurural

- 24 de out.
- 2 min de leitura

O Pontão Territórios Rurais e Cultura Alimentar e a Rede Nacional de Pontos de Cultura e Memória Rurais, representada por Marjorie Botelho, estiveram presentes na 4ª Oficina Cultura e ODS Agenda 2030 , realizada pelo Ministério da Cultura (MinC) e pela Secretaria-geral da Presidência da República, nesta quinta-feira (23), em Brasília. Marjorie propôs uma reflexão sobre o papel estratégico dos Pontos de Cultura no enfrentamento das crises climáticas e pandêmicas, destacando como essas iniciativas fortalecem comunidades e promovem alternativas sustentáveis.
A pauta abordada alinha-se a Campanha "Protocolo da Cultura Viva ", promovida pelo Pontão Territórios Rurais e Cultura Alimentar e pela Rede Nacional de Pontos de Cultura e Memória Rurais. A iniciativa reconhece que, em momentos de crise, os coletivos e organizações culturais que atuam nos territórios costumam ser os primeiros a oferecer apoio à população, articulando redes, distribuindo alimentos e suprimentos, acolhendo emocionalmente e mantendo viva a comunicação comunitária. Essas ações mostram a força da cultura na prevenção, resposta e reconstrução diante de desastres. Para participar dessa campanha basta acessar o link: https://forms.gle/fCSWz9dvwA5WaLV76
Projeto “A Cultura na Agenda 2030 da ONU”
O projeto “A Cultura na Agenda 2030 da ONU” já promoveu três encontros em 2025: Cultura, Patrimônio, Cidades Criativas e Sustentáveis (ODS 11); Cultura e Saúde (ODS 3) e Cultura e Igualdade Étnico-Racial (ODS 18). Cada oficina trouxe reflexões sobre como a cultura pode contribuir para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
A quarta oficina foi dedicada à dimensão ambiental da Agenda 2030, reunindo os ODS 6 (água potável e saneamento), ODS 7 (Energia acessível e limpa), ODS 12 (Consumo e produção responsáveis), ODS 13 (Ação contra a mudança do clima), ODS 14 (Vida submarina) e ODS 15 (Vida terrestre). O encontro debateu o papel da cultura na disseminação de novos valores, no consumo consciente, na preservação ambiental e no enfrentamento à crise climática, valorizando também os saberes de povos indígenas e comunidades tradicionais.



Comentários