top of page

Rede Nacional de Pontos de Cultura e Memórias Rurais participa de Fórum Estadual dos Pontos de Cultura do Maranhão

  • Foto do escritor: ecomuseurural
    ecomuseurural
  • 17 de dez. de 2025
  • 2 min de leitura

Estão acontecendo em todo o país as TEIAs e os Fóruns Estaduais de Pontos de Cultura, etapas fundamentais de mobilização, escuta e construção coletiva da Política Nacional de Cultura Viva. Esses encontros reúnem Pontos e Pontões de Cultura, coletivos, redes e instituições para debater os rumos da política cultural e eleger propostas e representações para o Fórum Nacional, que acontecerá durante a TEIA 2026.


Nesse contexto, foi realizada a TEIA Estadual e o Fórum Estadual de Pontos de Cultura do Maranhão, um espaço de articulação, troca de experiências e fortalecimento das redes culturais do estado. A TEIA é um grande encontro da Cultura Viva, onde os territórios se reconhecem, compartilham saberes, expressões culturais e constroem, de forma coletiva, caminhos para o fortalecimento das políticas públicas culturais.


A participação dos Pontos de Cultura que atuam em comunidades rurais teve papel estratégico nesse processo. É nesse momento que se afirma a existência, a força e a diversidade das experiências culturais do campo, das águas e das florestas, fortalecendo o campo da cultura e ruralidade dentro da Política Nacional de Cultura Viva.


No Maranhão, estiveram presentes representando essa bandeira o Ponto de Cultura de Chapadinha, a Associação Ponto de Cultura ILEXPP, o Ponto de Cultura Instituto Pericumã e o Ponto de Cultura NTO – Núcleo de Teatro do Oprimido do Baixo Itapecuru, reafirmando a atuação coletiva dos Pontos de Cultura Rurais e sua contribuição para o debate nacional.


O encontro contou ainda com a presença de representantes da Secretaria de Cidadania e Diversidade Cultural do Ministério da Cultura (MinC) e do Escritório do MinC no Maranhão, fortalecendo o diálogo institucional e a construção conjunta das políticas públicas.


Durante os dois dias de atividades, foram realizadas discussões intensas e qualificadas. O regimento interno esteve entre os pontos centrais do debate, recebendo encaminhamentos importantes para garantir a organização, a participação democrática e a efetividade do Fórum Nacional. Na etapa final, os participantes se dividiram em grupos de trabalho organizados em três eixos temáticos, onde foram construídas coletivamente propostas que seguem para a etapa nacional.


A participação da Rede Nacional de Pontos de Cultura e Memórias Rurais nesse processo reafirma o compromisso de levar a bandeira da cultura do campo, das memórias comunitárias e dos territórios rurais para o centro do debate da Cultura Viva, fortalecendo esse campo político e cultural em nível estadual e nacional.

 
 
 

Comentários


c59b7aca-2380-4fda-bc42-5d7280ce8635.png
mapa2_edited.jpg
mapa3.jpg
selo-20-anos_culturaviva_horizontal_colorido.png
mapa4.jpg
  • Instagram
  • Facebook
  • Youtube
bottom of page