Rede Nacional de Escolas Livres marca presença na Semana de Inovação 2025 com mostra da juventude rural
- ecomuseurural

- 9 de out.
- 2 min de leitura
Iniciativa do Ministério da Cultura, em parceria com a Enap e a Rede InovaGov, destacou olhares e vivências de jovens do campo, das águas e das florestas

A Rede Nacional de Escolas Livres de Formação em Arte e Cultura, iniciativa do Ministério da Cultura (MinC), é composta por 68 organizações da sociedade civil espalhadas por todo o país. As Escolas Livres oferecem formações artísticas e culturais em diversas linguagens, alcançando milhares de beneficiários e fortalecendo os vínculos comunitários por meio da arte, da educação e da cidadania cultural.

Durante a Semana de Inovação 2025, promovida pela Escola Nacional de Administração Pública (Enap), em Brasília, a Rede marcou presença com a Escola do Campo de Arte e Cultura (Ecomuseu Rural/Biblioteca de Artes Visuais), que participou da 1ª Mostra Fotográfica e 3ª Mostra de Vídeo da Juventude do Campo, das Águas e das Florestas. Sob curadoria de Rivany Borges Beú Bernardes, gestora da Rede Nacional de Escolas Livres e líder da comunidade InovaGov, a iniciativa deu visibilidade às expressões culturais da juventude rural e evidenciou o impacto das políticas públicas do MinC nas comunidades do campo, das águas e das florestas.
As mostras são resultado de um processo de formação em fotografia e audiovisual que reuniu 20 jovens rurais, agentes Cultura Viva, vinculados ao Pontão de Cultura Territórios Rurais e Cultura Alimentar e à Rede Nacional de Pontos de Cultura e Memória Rurais. As produções apresentadas revelam olhares sensíveis e singulares sobre o cotidiano, os territórios e as tradições das populações do campo, das águas e das florestas, reafirmando a cultura como instrumento de transformação social e de valorização das memórias rurais.

A Rede InovaGov, por sua vez, é uma iniciativa da Enap voltada à promoção da inovação no
setor público brasileiro. Reúne mais de 13 mil integrantes e 60 organizações em torno de um propósito comum: fortalecer a cultura de inovação, conectar redes e fomentar a troca de experiências entre gestores, laboratórios e instituições públicas.
Como líder de comunidade InovaGov, Rivany Borges Beú Bernardes atua na articulação entre cultura, educação e inovação, promovendo conexões entre o MinC e outras esferas do governo, além de aproximar agentes culturais, servidores e comunidades em torno de práticas colaborativas e transformadoras.
“É muito gratificante perceber o resultado direto na sociedade e a transformação social que essas ações do MinC puderam possibilitar nas comunidades rurais”, destaca Rivany.



Comentários