Pontos de Cultura Rurais que integram Fórum Nacional participam da 4ª Conferência Nacional de Economia Popular e Solidária (Conaes)
- ecomuseurural
- há 5 dias
- 1 min de leitura
Os pontos de cultura rurais Instituição APEDEMA-RJ (Markus Büdzynkz), Instituto Ecovida (Rosemberg Moraes) e Associação de Moradores do Conjunto Santa Luzia (Tatiane Anjos), que integram o Fórum Nacional Territórios Rurais e Cultura Alimentar/Rede Nacional de Pontos de Cultura e Memória Rurais estão participando da 4ª Conferência Nacional de Economia Popular e Solidária (Conaes), que acontece em Brasília até o dia 16 de agosto, para fazer ecoar a realidade das comunidades rurais do nosso país.
Com o tema “Economia Popular e Solidária como Política Pública: Construindo territórios democráticos por meio do trabalho associativo e da cooperação”, o evento reúne lideranças, organizações, gestores públicos e trabalhadores de todo o Brasil para debater estratégias e propor ações que fortaleçam a economia solidária como política pública permanente.
A 4ª Conaes será fundamental para oferecer subsídios à construção do 2º Plano Nacional de Economia Solidária. A última edição foi realizada em 2014 e resultou no primeiro plano nacional, consolidando diretrizes para o fortalecimento das iniciativas econômicas baseadas na autogestão, no trabalho coletivo e na valorização das identidades locais.
A nossa participação demonstra o compromisso da Rede em defender políticas públicas que garantam o desenvolvimento sustentável, a soberania alimentar e o protagonismo das comunidades rurais, das águas e das florestas. Trata-se de um espaço estratégico para articular propostas, trocar experiências e fortalecer alianças em prol de um Brasil mais justo, democrático e solidário.
Comments