top of page

Escola do Campo de Arte e Cultura é destaque em matéria do MinC

  • Foto do escritor: ecomuseurural
    ecomuseurural
  • 27 de nov. de 2025
  • 1 min de leitura

#NaMídia - O Ministério da Cultura (Minc) publicou uma matéria sobre as ações das Escolas Livres em celebração ao mês da Consciência Negra e a Escola do Campo de Arte e Cultura foi uma das organizações de destaque e virou notícia! A organização faz parte da Rede de Pontos de Cultura e Memória Rurais.


A Escola do Campo de Arte e Cultura já realizou atividades em referência ao mês da Consciência Negra durante a Oficina de Pintura com Tintas de Barro, ministrada pela artista Beth Medeiros. A proposta envolveu a produção artística e a compreensão simbólica presente na arte africana.


Durante a ação, os e as participantes criaram imagens inspiradas no mapa da África, integrando elementos culturais, grafismos e a figura de uma mulher afro. A experiência foi enriquecida pelo uso de materiais orgânicos, permitindo que as crianças e adolescentes explorassem sensações, aromas e possibilidades de expressão. O entusiasmo foi evidente, e cada obra refletiu um olhar sensível sobre a história e a representatividade do povo negro.


Além do aspecto artístico, promovemos conversas sobre respeito, diversidade e o reconhecimento da contribuição dos povos africanos para a nossa sociedade. Os e as participantes foram convidadas a refletir sobre igualdade racial, identidade e valorização das diferenças. Assim, a atividade uniu arte, conhecimento e reflexão sobre a consciência social e o respeito à cultura negra dentro do ambiente escolar e comunitário.


 
 
 

Comentários


c59b7aca-2380-4fda-bc42-5d7280ce8635.png
mapa2_edited.jpg
mapa3.jpg
selo-20-anos_culturaviva_horizontal_colorido.png
mapa4.jpg
  • Instagram
  • Facebook
  • Youtube
bottom of page