Ecomuseu Rural realiza 1ª encontro das "Terapias de Cuidado" para a Juventude do Campo, das Águas e das Florestas
- ecomuseurural

- 7 de ago.
- 2 min de leitura

No dia 5 de agosto, às 17h, aconteceu o 1ª encontro das "Terapias de Cuidado" para a Juventude do Campo, das Águas e das Florestas, uma ação da Escola do Campo de Arte e Cultura, da Biblioteca de Artes Visuais e do Ecomuseu Rural. A atividade foi pensada como um espaço de escuta, acolhimento e cuidado emocional, reconhecendo os desafios enfrentados diariamente por jovens que se dedicam à transformação social em seus territórios.
O encontro teve como objetivo central criar um ambiente seguro para que os participantes compartilhassem sentimentos, inseguranças e vivências ligadas às suas trajetórias na militância e na vida pessoal. Foi também uma oportunidade para construção coletiva de soluções e fortalecimento dos vínculos entre quem vive realidades parecidas. A mediação ficou por conta da psicóloga Adriana Amorim e do psicólogo Jorge Holanda, que conduziram a atividade com escuta sensível e acolhedora.
Adriana Amorim é psicóloga clínica e organizacional com mais de 20 anos de atuação. Possui especialização em Terapia Cognitivo-Comportamental, formação em Constelação Familiar, Terapia Floral e Programação Neurolinguística. Também é professora de MBA, com foco em liderança, liderança feminina, empreendedorismo e desenvolvimento de novos negócios, além de ter formação em coaching e mestrado em Administração.
Jorge Holanda é psicólogo com especialização em Terapia de Família e Terapia Comunitária. Atua há 15 anos na área clínica e acumula 24 anos de experiência na Assistência Social, acompanhando famílias em situação de vulnerabilidade, comunidades e promovendo a articulação de redes de cuidado.
A troca de experiências entre os participantes reforçou a importância de iniciativas que cuidam da saúde mental dos jovens que, mesmo diante de inúmeros desafios, seguem comprometidos com a defesa dos direitos das suas comunidades. O encontro terapêutico reafirmou o valor do acolhimento como estratégia de fortalecimento emocional, político e coletivo.
Para participar das Terapias de Cuidado, faça sua inscrição:
Texto: Eliane de Jesus - Agente Jovem Cultura Viva



Comentários