Dia do(a) Palhaço(a) e Dia dos Direitos Humanos: Pontão e Rede relembram caso da Palhaça Jujuba
- ecomuseurural

- 10 de dez. de 2025
- 2 min de leitura

Hoje, 10 de dezembro, também é o Dia Internacional dos Direitos Humanos, uma data fundamental para consolidar o valor da dignidade, da liberdade e da proteção à vida e à integridade de cada pessoa. Infelizmente, neste dia, lembramos com tristeza e indignação o assassinato da artista e palhaça venezuelana Julieta Inés Hernández Martínez, conhecida como “Palhaça Jujuba”, cujo corpo foi encontrado em janeiro de 2024 no município de Presidente Figueiredo, no Amazonas.
Julieta vivia no Brasil desde 2015, fazia parte do Coletivo de cicloviajantes e artistas de rua chamado "Pé Vermêi", e percorria o país de bicicleta levando sua arte de palhaça, bonequeira e contadora de histórias a crianças e adultos, muitas vezes em lugares remotos, exercendo a liberdade de expressar cultura, alegria e humanidade.
Ao ser brutalmente assassinada, vítima de estupro, tortura, ocultação de cadáver e morte, foi retirada de Julieta sua liberdade de existir plenamente como mulher, como migrante, como artista. O caso expõe, de forma cruel, falhas graves na proteção aos direitos humanos na América Latina.
O Ministério das Mulheres reconheceu oficialmente o crime como feminicídio, destacando seus contornos de misoginia e xenofobia, a violência sendo motivada, pelo menos em parte, pelo fato de Julieta ser mulher e migrante.
Neste Dia dos Direitos Humanos, o Pontão Territórios Rurais e Cultura Alimentar e a Rede de Pontos de Cultura e Memória Rurais destacam que lutar por justiça, proteger os corpos vulnerabilizados, garantir liberdade e dignidade para artistas, mulheres, migrantes, pretas, indígenas, periféricas, sem exceção, faz parte da nossa busca pela consolidação e ampliação de políticas públicas de cultura em territórios rurais. Para fazer cultura é preciso ter, em todo Brasil, espaços seguros para a expressão artística em sua plena diversidade.



Comentários