Agente Jovem Cultura Viva participa de homenagem aos 100 anos de Elizabeth Teixeira na Paraíba
- ecomuseurural
- 11 de abr.
- 2 min de leitura
Atualizado: 14 de abr.
A agente jovem Cultura Viva Jéssica Silva dos Santos, integrante da Comissão Pastoral da Terra (CPT), da Associação Articulação da Juventude Camponesa (AJC), do Pontão de Cultura Territórios Rurais e Cultura Alimentar e da Rede Nacional de Pontos de Cultura e Memória Rurais participou da organização do Festival Cultural da Memorial Camponesa Centenário Elizabeth Teixeira, realizado entre os dias 13 e 15 de fevereiro de 2025, na comunidade de Barra de Antas, em Sapé (PB).

O festival, sediado no Memorial das Lutas e Ligas Camponesas, celebrou o centenário de Elizabeth Teixeira, símbolo das Ligas Camponesas e referência histórica na luta pela reforma agrária no Brasil. A programação foi articulada por um coletivo diverso de organizações, entre elas o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), a CPT, a Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e a AJC.
Jéssica integrou a equipe organizadora do evento, acompanhando de perto as atividades e, especialmente, a própria homenageada. No dia 13 de fevereiro, data do aniversário de Elizabeth, ela esteve com a líder camponesa e sua família. Nos dias seguintes, participou das atividades culturais do festival, incluindo a feira camponesa que encerrou a programação com um ato público em homenagem a Elizabeth, no centro de Sapé.
“Participar do evento foi muito importante para mim e emocionante. Poder vivenciar a grandeza de Elizabeth, estar com ela em seus 100 anos, é a concretização de uma luta contínua e viva. O evento foi mais um marco da trajetória da reforma agrária”, afirmou.
Sobre Jéssica
Jéssica Silva dos Santos é estudante do 4º período do curso Pedagogia: Educação do Campo pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Moradora de um sítio na Comunidade Correta, em São Miguel de Taipu - Paraíba, traz em sua trajetória o olhar sensível de quem vive e luta nos territórios rurais. Atuante nos movimentos sociais, integra a equipe da CPT e da AJC, colaborando com o Memorial das Ligas Camponesas. Foi selecionada como Agente Jovem Cultura Viva pelo Pontão de Cultura Territórios Rurais e Cultura Alimentar e pela Rede Nacional de Pontos de Cultura e Memória Rurais, onde realiza produções audiovisuais disponíveis no canal “TV Territórios Rurais e Cultura Alimentar” (https://www.youtube.com/@territoriosruraisecultura). Também se dedica a ações comunitárias em sua região, fortalecendo práticas de cuidado, memória e resistência no campo.
Comments