top of page

Lançamento do Mapeamento de Organizações e Coletivos Culturais em Territórios Rurais acontece em setembro

  • Foto do escritor: ecomuseurural
    ecomuseurural
  • 4 de set.
  • 2 min de leitura

ree

O Pontão de Cultura Territórios Rurais e Cultura Alimentar, a Rede Nacional de Pontos de Cultura e Memória Rurais e o Ministério da Cultura (MinC) lançam, no dia 15 de setembro, o Mapeamento de Organizações e Coletivos Culturais que atuam em Comunidades Rurais, uma plataforma inédita dedicada a registrar e dar visibilidade às práticas culturais presentes nas comunidades do campo, das águas e das florestas. O evento ocorre às 18h, com transmissão pelo youtube.com/@territoriosruraisecultura.


A abertura contará com a presença de João Pontes, diretor da Política Nacional de Cultura Viva (MinC), além de representantes de Pontos de Cultura e/ou Memória, como Marjorie Botelho (Ecomuseu Rural, RJ), Fabíola Melca (Armazém Cultural Multiverso, ES), Giordane Ottone (Centro Cultural Tapera Real, MG), Luzia Barboza (Memorial Sertanejo, PE) e Carlos Cleber (Museu Carlos Cleber, PE).



📌 O MAPEAMENTO

A iniciativa cumpre dupla função: tornar visíveis as práticas culturais rurais, muitas vezes invisibilizadas em relação às dinâmicas urbanas, e contribuir com a formulação de políticas públicas voltadas para esses territórios.


O levantamento pretende reunir informações sobre organizações e coletivos culturais, possibilitando que eles próprios cadastrem e atualizem seus dados. O caráter colaborativo busca transformar a plataforma em instrumento de participação social.


O mapeamento também cumprirá um papel estratégico ao subsidiar o MinC com informações essenciais para a elaboração de políticas públicas que considerem a realidade presente no campo, nas águas e nas florestas pois a partir da distribuição geográfica das ações, a plataforma poderá orientar políticas culturais descentralizadas, apoiar a elaboração de editais e programas com base em dados concretos, promover a integração da cultura com outras áreas — como educação, turismo, segurança alimentar e desenvolvimento sustentável — e ainda fortalecer a salvaguarda do patrimônio imaterial, ao registrar práticas e saberes locais que muitas vezes não estão documentados em bases oficiais.


📌 Lançamento do Mapeamento de Organizações e Coletivos Culturais que atuam em Territórios Rurais

📅 Data: 15 de setembro de 2025 (segunda-feira)

Horário: 18h

 
 
 

Comentários


c59b7aca-2380-4fda-bc42-5d7280ce8635.png
mapa2_edited.jpg
mapa3.jpg
selo-20-anos_culturaviva_horizontal_colorido.png
mapa4.jpg
  • Instagram
  • Facebook
  • Youtube
bottom of page